top of page

Nota de repúdio aos atos criminosos em Brasília - em defesa da Democracia!


Os atos criminosos ocorridos ontem em Brasília, praticados por vândalos e bandidos a serviço da extrema direita fascista e por bolsonaristas fanáticos, foram de uma gravidade sem precedentes na história de nossa República. O ataque e a depredação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, da sala de reuniões do STF e dos aposentos dos Palácio do Planalto são uma clara demonstração de ataque aos poderes da República, um ataque ao Estado Democrático de Direito e às suas principais instituições. Isto é inaceitável e tem que ser apurado com rapidez, força e todos os responsáveis devem ser exemplarmente punidos nos termos da Lei. Somos também contra qualquer anistia para os que praticam tais atos antidemocráticos e violentos.

Mais do que punir os depredadores do patrimônio público, de obras de arte, de equipamentos caríssimos e dos símbolos da República do Brasil, há que se investigar e punir os organizadores que estão por trás dos bandidos e baderneiros que servem de massa de manobra de grupos fascistas organizados, inclusive internacionalmente; grileiros de terras indígenas e da União, milicianos violentos, armamentistas, garimpeiros ilegais, representantes de um agronegócio predador que desmata sem critérios só para obter lucros fáceis. O falso patriotismo e a tal “liberdade” que aparentemente defendem e a Bandeira Nacional que ostentam em suas costas são uma fachada para disfarçar e esconder seus crimes e ideologias autoritárias. E se usam até o nome de Deus para fazer o que fazem, contando com o apoio falsos líderes religiosos, tal uso vão revela sua hipocrisia e mentira, o que os tornam mais criminosos ainda!

Portanto, defendemos uma punição exemplar para esses terroristas e os que organizam tais atos violentos, exigimos que os acampamentos em frente aos quartéis sejam desmontados imediatamente e que as autoridades policiais e das Forças Armadas que por ventura sejam coniventes com os atos criminosos e a defesa de golpe sejam devidamente responsabilizadas e também punidas na forma da Lei. Assim também o ex-presidente Bolsonaro, que fugiu para os EUA, seus filhos e o “gabinete do ódio” e das “fake news” sejam investigados e também punidos por atentarem contra a ordem democrática! A Democracia aceita quase tudo, menos que se atente contra ela própria! Da mesma forma que a ninguém são dados o direito e a liberdade de atentar contra a própria Liberdade e o Direito!

A APROFFESP, entidade filosófica que tem o compromisso com a educação e a cultura da paz, os valores democráticos e o Estado de Direito, vem através desta Nota conclamar os professores/as de Filosofia, educadores em geral e todos os brasileiros a cerrarem fileiras em defesa da Democracia e da República; vamos todos/as participarmos dos atos que estão sendo convocados para hoje e nos dias que virão. Somos discípulos de Sócrates de Atenas, símbolo do amor à Sabedoria e à Razão, jamais da tirania!


São Paulo, 09 de janeiro de 2023.

DIRETORIA DA APROFFESP ESTADUAL




ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS/AS

DO ESTADO DE SÃO PAULO

CNPJ N°19.054.O67/0001-37

– facebook.com/AproffespEstadual



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page