top of page

Nota conjunta dos Diretórios Municipais do PSOL da Região do ABC contra a corrupção

ree

Os diretórios municipais do PSOL da região do ABC — Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra — vêm a público reafirmar sua posição firme e inegociável contra todas as formas de corrupção.


A recente escalada de denúncias e práticas de corrupção que vieram à tona em São Bernardo do Campo é um alerta para toda a região. Não se trata de casos isolados, mas de um sistema político marcado pela blindagem de prefeitos e vereadores, que alimenta mecanismos de cooptação política sustentados pelo desrespeito ao dinheiro público, pela entrega de serviços públicos nas mãos de empresários amigos e pelo distanciamento das necessidades reais do povo trabalhador.


Por isso, consideramos fundamental regionalizar a pauta da luta contra a corrupção. A corrupção revelada em uma cidade reverbera em toda a região, comprometendo políticas públicas, desviando para empresas e empresários próximos aos prefeitos recursos que deveriam estar em saúde, educação, transporte e moradia, e aprofundando a desigualdade social que marca o Grande ABC.


O PSOL reafirma que não compactua e nunca compactuará com esquemas de blindagem política. Defendemos a transparência, a continuidade e o rigor nas investigações, o controle popular e a participação direta da população como pilares de uma nova forma de fazer política, voltada ao interesse coletivo e não aos privilégios de poucos.


Conclamamos a sociedade civil organizada, os movimentos sociais e todos os cidadãos e cidadãs da região a se somarem nesta luta. A luta em defesa dos direitos sociais, dos serviços 100% públicos e do combate à corrupção não podem se dar de forma fragmentada: precisa ser regional, coletiva e enraizada na mobilização popular.


PSOL – Diretórios Municipais do ABC

Comentários


@ 2020 ABC DA LUTA 

OS TEXTOS PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

bottom of page