top of page

Nica e Margarida: duas mulheres fantásticas!


Prof. Chico Gretter***




Resposta aos que me acusam de sionista por admirar judeus e ter filhos judeus!


 

Minha sogra, Margarida Glete Hartning, judia-alemã, que foi obrigada a fugir da Alemanha em 1933 para não ser presa e encaminhada aos campos de concentração da Alemanha nazista, era de esquerda, não era sionista, e detestava os nazistas alemães que a expulsaram de sua terra e de sua pátria! Tivemos muitas conversas nos anos 80 e 90 e aprendi muito com ela!

Conto aqui uma passagem de sua vida para ilustrar suas posições políticas: ela teve um encontro com Lula, em Ipanema onde ela morava, nas eleições de 1989, e me revelou o seguinte: "Havia uma reunião numa livraria em Ipanema onde Lula apareceria e apareceu; ela me disse que estava sentada num canto, com uma crise de erisipela no braço (infecção bacteriana); havia muitas pessoas e muita gente importante. Lula adentrou-se na sala e caminhou por entre as pessoas e, ao ver a minha sogra no canto, com o braço inchado e enfaixado, interrompeu sua caminhada e voltou-se para minha sogra, abaixou-se e perguntou sobre o que ela tinha. Dona Margarida, minha sogra, que ainda não havia decido seu voto (Collor ou Lula?), naquele momento sentiu uma emoção muito grande e resolveu votar em Lula presidente! Ela me dizia que os gestos de Fernando Collor lembravam os gestos de Hitler na sua ascensão na Alemanha. Disse-me ela que Lula transmitiu um afeto que a fez imediatamente confiar nele. Felizmente ela não chegou a conhecer o Bozo fascista e psicopata!

Tive ainda muitas outras conversas com minha querida sogra, Dona Margarida, aqui em São Paulo, quando ela vinha visitar seus netos e quando íamos para o Rio de Janeiro visitá-la em Ipanema onde sempre morou no Brasil. Dona Margarida era muito inteligente, com uma bagagem cultural e intelectual acima da média. Tinha sido funcionária importante de empresas no Rio de Janeiro.

Gostava muito de conversar com ela e senti muito quando, em janeiro de 1996, estando eu no Matogrosso do Sul, visitando meu irmão doente, José Víctor, em Ivinhema, recebi a notícia de sua morte repentina por um ataque cardíaco. Minha então esposa estava com nossos filhos em seu apartamento na Rua Henrique Dumont, Ipanema, Rio. Ele morreu no banheiro depois de um ataque cardíaco fulminante. Sabendo disso através de um telefonema que fiz para a minha mulher, saí de Ivinhema, MS, cerca de 1.500 km de distância do Rio de Janeiro, e viajando noite e dia, cheguei na manhã do dia posterior no Rio, onde pude estar presente no seu enterro no Cemitério Israelita do Caju.

Ano passado (2024) estive com meu filho do meio nesse mesmo cemitério onde se encontra a tumba de Dona Margarida, tumba de mármore e lá deixei uma pedra branca que é a única homenagem permitida nos cemitérios judeus. Não há velas, não há mausoléus, não há cruzes, estátuas, flores, não há ostentação: todos os túmulos são iguais! Isso me marcou muito!

Dona Margarida, com quem tive longas e profundas conversas, que naquele ano de 1996 ia me ensinar alemão como havíamos combinado, partiu e só deixou saudades, linda, forte, verdadeira, muito parecida com a minha mãe-madrinha Nica, católica e falecida quatro anos antes. Duas grandes mulheres, dois momentos de sabedoria e de amor, verdade, força, empatia. Eu aprendi com elas coisas que a filosofia teórica não pode ensinar. Nica e Margarida, obrigado por tudo o que me transmitiram pra mim e para seus netos, principalmente no que diz respeito à sensibilidade com os mais pobres e frágeis do mundo. Vocês cuidaram de mim de uma forma que eu jamais poderei pagar. Muito obrigado. De onde estiverem, aceitem minha gratidão e meu amor transformado num abraço infinito. Quem sabe um dia a gente se encontra noutras dimensões da vida e da morte!



São Paulo, 09/03/2025 - Chico Gretter - o "filósofo da Lapa".

*Prof. Chico Gretter tem graduação e licenciatura (PCU- RJ - 1981), mestrado em Filosofia e História da Educação (FEUSP-1997), ministrou aulas em escolas públicas e particulares, universidades, por 35 anos, é membro fundado e vice-presidente da APROFFESP e militante pelo Socialismo!

Comentários


@ 2020 ABC DA LUTA 

OS TEXTOS PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

bottom of page