Nesta madrugada faleceu o Sociólogo, metalúrgico e líder comunitário, José Carlos Aguiar de Brito


Nesta madrugada faleceu o Sociólogo, metalúrgico e líder comunitário, José Carlos Aguiar de Brito, participou de vários movimentos democráticos e, a partir de 1974, contribuiu para a fundação de uma organização em São Paulo SP e de uma escola no Rio de Janeiro RJ voltadas para a formação profissional de trabalhadores.


Participou também da criação da atual Associação Comunitária de Autogestão, em São Bernardo do Campo SP, para prestação de assessoria técnica a comunidades de periferia em alimentação, abastecimento, habitação popular e educação de menores de rua que resultou em outros projetos comunitários, em 1984.


Em 1985, criou, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), o projeto-piloto de cooperativismo em abastecimento popular conhecido como Grupo de Trabalhadores Cooperativados (GTC), cujo posto em São Bernardo, em 2000, abastecia mais de 3.000 famílias de favelas e bairros pobres.


De 1988 a 1990, José Carlos desenvolveu o projeto de produção de refeições coletivas Cozinha comunitária e também a Cantina comunitária, que promoveu uma parceria com o poder público para a melhoria das refeições dos trabalhadores e a comercialização da produção de assentamentos e pequenos produtores rurais.


Em habitação, José Carlos elaborou e coordenou o projeto Vila Comunitária, em parceira com o governo do estado de São Paulo, entre outras iniciativas. Em 2000, José Carlos atuou na assessoria de programas de habitação popular e educação profissionalizante na periferia da região metropolitana de São Paulo.


Fonte biográfica: Fundação Ashoka

358 visualizações0 comentário

@ 2020 ABC DA LUTA 

OS TEXTOS PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES