top of page

Moção de apoio à Greve das Instituições Federais de Ensino superior.

Atualizado: 4 de mai.


A Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, coletivo composto por mais de 90 associações, sindicatos, federações, confederações, centrais e entidades representativas do funcionalismo público paulista, vem a público manifestar seu apoio à greve em curso em dezenas de instituições públicas federais de ensino superior. Servidora(e)s docentes e técnico administrativos em educação​ (TAEs) ​estão em greve contra a proposta do Governo Federal de não conceder reajuste salarial em 2024, pela recomposição do orçamento das instituições​​, pela ​reorganização da carreira e pela revogação​ de todas as medidas que retiraram direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores.

 

As negociações nas​ reuniões da Mesa Nacional Negociação Permanente (MNNP) não avançaram, e o Governo apenas propôs aumentar os chamados “benefícios”, o que, além de não resolver o problema das perdas salariais, não atende a(o)s aposentada(o)s e pensionistas.

 

Há ainda de se ter em conta que o Governo cortou em 2024 cerca de 310 milhões do orçamento das universidades federais, o que precariza ainda mais as condições de trabalho e estudo. Estratégias de contingenciamentos e cortes têm sido frequentes por conta de uma política econômica que estabelece limites para os gastos públicos.

 

A greve é um instrumento constitucional de legítima manifestação​ de trabalhadora(e)s. A ampla adesão ao movimento grevista reflete o grau de insatisfação das categorias e conduz à necessidade de efetiva negociação entre o governo federal e as entidades representativas.

 

Tentativas de desqualificar, deslegitimar ou criminalizar o movimento vão na contramão do processo democrático, que inclui a participação social como um de seus agentes fundamentais.

 

Conclamamos o Governo Federal a dar respostas efetivas às categorias​, prezando e fazendo valer a efetiva democracia!

 

 

 

São Paulo, 29 de abril de 2024.

Assinam esta Moção de Apoio as entidades da Frente Paulista em Defesa do Serviço



Público.

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page