jovens60mais por uma #SãoBernardoFeliz
- Aldo Santos
- 27 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jun.

James Prado Gondim ***
São Bernardo do Campo está ficando, de modo acelerado, mais experiente. As rugas, que marcam os rostos, pelas calçadas da Marechal, ou nos Bancos e praças, são testemunhas que ajudaram na construção da história de nossa cidade. Cada passo dado por estes protagonistas, que ultrapassaram os 60 anos, é um gesto de resistência , sabedoria e esperança.
Mas será que temos dado, a devida atenção a essa geração?
O crescimento da população idosa, não é apenas um dado estatístico, é sim um convite a se tomar alguns cuidados. Um chamado para se repensar políticas públicas e para que saiam, finalmente do papel e passem a fazer parte dos cuidados, a esta parcela importante da sociedade. É hora de se falar, em acolhimento real, em inclusão de verdade, em mobilidade acessível e, acima de tudo, em ocupação com sentido e afeto.
Os #jovens60mais não querem ser deixados em um canto qualquer. Querem dançar e cantar nos parques, querem e precisam ser incluídos nas novas tecnologias. Querem empreender, se deslocarem com segurança e, principalmente, participarem das decisões políticas da cidade. Querem viver – e viver bem …
Uma São Bernardo Feliz, só será possível se reconhecermos que não se trata de “assistencialismo”, caridade, mas sim de justiça. É garantir que quem tanto fez, por este município, agora possa usufruir de um tempo com qualidade, dignidade, integração e alegria.
A criação de novos CRIs (Centros de Referência do Idoso) levados até as periferias e a criação de Parques, com equipamentos apropriados , criação de oficinas culturais e tecnológicas, bem como atividades esportivas , visando o Bem Estar da pessoa idosa. Transportes eficientes e acessíveis e o mais premente, um Hospital da Pessoa Idosa, para que se possa dar a atenção devida, a esta parcela da população, dando atenção maior a saúde preventiva e, por que não, espaços para encontros, rodas de conversa, para a celebração da vida?
Não basta estar vivo, é preciso viver melhor !
O futuro da cidade, passa pela forma de como tratamos os que já deram a sua contribuição . É uma cidade que tem do dever, de valorizar os seus #jovens60mais. É o dever de uma cidade que tem a obrigação de apostar na ternura, na memória e no sonhos deste coletivo.
Portanto, vamos construir uma #SãoBernardoFeliz pelos #jovens60mais. Porque envelhecer deve ser uma conquista e nunca abandono …
São Bernardo do Campo, 26 de Junho de 2025.
James Prado Gondim
Jornalismo Livre.
Comments