Jesus de Nazaré merece respeito...


Dr-Joaquim Netto***




Estola, pistola, epístola...



Senti-me ferido, machucado, com a frase deste fariseu que por ora ocupa o Palácio do Planalto, acerca de uma possível atitude de Jesus de Nazaré.


Disse este tal fariseu que ora recuso dizer o nome:


"Jesus não usou uma pistola em sua época por que não tinha disponível. Se tivesse..."


Jesus de Nazaré merece respeito, reverência... Passou, outrora, por aqui (Terra) e pregou a construção coletiva do Reino. E não qualquer reino, mas um Reino de Amor e Paz. Neste todos teriam vida e vida em abundância... Usou muito, Jesus de Nazaré, o verbo AMAR, mas nunca o verbo ARMAR. Nada escreveu. Nada nos legou escrito de próprio punho, em primeira pessoa do singular. Tudo que, sobre ele sabemos, é em terceira pessoa.


Naquela época as pessoas conversam realmente, pessoalmente. JESUS mesmo disse (está no novo testamento - Apocalipse 3:20):


"Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele e ele comigo..."


Jesus ia ao encalço das pessoas!! Gostava muito de prosear e, nestas prosas, usava muito figuras de linguagem, parábolas... Um grande comunicador!!


Talvez tenha usado estolas... Talvez tenha lido algumas epístolas (cartas muito usadas naquela época), mas pistola... Esta não capitão-capetão!! Show Satanás!! Estola sim, epístola sim, pistola não, capitão!! Mais respeito com o Jesus de Nazaré, capitão, é o que ora exige este humilde cidadão!!


Joaquim Netto - Médico, Advogado e Filósofo.

140 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo