top of page

Associação de Professores/as de Filosofia, Filósofos/as do Brasil-APROFFIB

Atualizado: 17 de jan. de 2023


Repudia os ataques fascistas em Brasília!


“Filósofos e Filósofas em favor da Democracia e contra o fascismo”

O Brasil está ainda impactado diante dos ataques desferidos no dia 08/01/2023 às instituições democráticas brasileiras. Não devemos considerar somente como ataques ao patrimônio público, as instituições como o Superior Tribunal Federal, o governo legitimamente eleito de Luis Inácio Lula da Silva e o Congresso Nacional foram terrivelmente aviltadas.

Tudo com ampla divulgação anterior e sendo preparado com o conhecimento das autoridades que deveriam estar preparadas e de sobreaviso para conter os manifestantes. Não o fizeram, as razões sabemos bem. Também sabemos quem são os financiadores deste golpe. Tivemos por quatro anos um governo que deu ampla liberdade de ação aos desmatadores, ao garimpo ilegal, ao agronegócio do mal que não aceitam a derrota nas urnas e que insuflam a população à manifestações como esta.

A baderna promovida pelos fascistas vem sendo anunciada desde o primeiro turno das eleições, o que ocorreu neste domingo dia 08 era previsível, e não foi tomado providências por conivência de alguns. Basta lembrar o que aconteceu no dia da eleição no segundo turno e depois no dia da diplomação. O que foi feito? Qual a providência tomada? E agora é só limpar a sujeira? Restaurar o que foi quebrado? Ou o presidente Lula determina investigação rigorosa que possibilite a prisão imediata dos responsáveis ou fatos como esse se repetirão pelo país. Ou vamos apenas ficar olhando? Portanto, tem que responsabilizar os financiadores do fascismo, prendê-los e mais, confiscar os seus bens para cobrir os danos materiais causados. Não dá para os trabalhadores pagar essa conta!!!

”A indiferença age potentemente na história. Age passivamente, mas age. É a fatalidade; é aquilo com que não se pode contar; é aquilo que estraga os programas, que inverte os planos mais bem construídos; é a matéria bruta que se rebela contra a inteligência e a estrangula. O que acontece, o mal que recai sobre todos, o bem possível que um ato heróico (de valor universal) pode gerar não se deve tanto à iniciativa dos poucos que agem, mas à indiferença, ao absenteísmo de muitos. O que acontece não acontece porque alguns querem que aconteça, mas porque a massa dos homens abdica à sua vontade, deixa que façam, deixa que se agrupem os nós que depois só a espada poderá cortar, deixa que promulguem leis que depois só a revolta poderá revogar, deixa que cheguem ao poder homens que depois só um motim poderá derrubar... Vivo, sou partidário, por isso odeio os indiferentes.” Antonio Gramsci, (1891-1937) in “Odeio os indiferentes”

Assim, repudiamos com veemência e exigimos punição exemplar a todos os culpados, sejam eles empresários financiadores, parlamentares que fazem mau uso do cargo público para o qual foram eleitos, e até mesmo os que em troca de alguns centavos foram utilizados como executores de tal plano.


APROFFIB – Associação dos Professores/as de Filosofia, Filósofos/as do Brasil!

Neuza Aparecida de Oliveira Peres – Presidenta

Aldo Josias dos Santos – Vice Presidente

Maria Terezinha Corrêa – Secretária Geral

Laismeris Cardoso de Andrade – Tesoureira

José Antonio Burato – Diretor de Comunicação e Propaganda

Gleidimar Alves de Oliveira – 1ª. Diretora de Relações Pedagógicas

Valdenir Abel dos Santos – 2º. Diretor de Relações Pedagógicas

Marcos da Silva e Silva – 1º. Diretor de Relações Institucionais

Aldacir Fonseca de Souza – 2º. Diretor de Relações Institucional

271 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page