top of page

EURECA 2024 " Formação Crítica, uma Prioridade na Defesa Do ECA"


Marquinhos***


Mais um ano o Bloco Carnavalesco EURECA (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente) fara seu desfile nas ruas centrais de São Bernardo do Campo, e nas cidades de São Vicente e São Paulo, sendo que em Sampa são dois desfiles um na zona Leste (Sapopemba) e outro na zona sul (Grajaú).

Para o EURECA, sair nas ruas, realizamos um processo político pedagógico com as entidades, educador@s sociais, adolescentes, crianças e comunidade.

O primeiro encontro é de avaliação do desfile anterior, olhar sobre o cenário político e social que envolve crianças e adolescentes e levantar temas que irão ser desenvolvidos no Bloco; definir qual será o tema central e o lema e calendário para formações: primeiro com @s Educador@s sociais e depois outro momento com as crianças e adolescentes, depois dentro das entidades envolvendo o maior número de crianças, adolescentes, familiares, comunidades, educador@s sociais, coordenadores/diretores; construir pós formação a letra e música do samba enredo, definição das alas (são 7), sendo a última prioritária para os demais movimentos sociais, lideranças e autoridades que tem compromisso com a infância e adolescência; barracão para elaborar: faixas, cartazes, alegorias e ensaio geral da bateria. Com todo essas atividades e ações o Bloco EURECA está pronto para ir às ruas fazer seu desfile.


Nessa sexta(12/01) foi um dos momentos da formação, contou com organizações, serviços e os quatros polos onde sai os desfiles, contamos com presença maior de educador@s sociais, algumas crianças, jovens e comunidade.


O tema para o EURECA 2024: " Formação Crítica, uma Prioridade na Defesa Do ECA". Esse momento da formação do EURECA iniciou ouvindo o samba enredo: " História para ninar gente grande (2019)" da escola de samba da mangueira, abriu para os participantes se manifestar sobre a letra; em seguida ouvimos os convidados o professor e filósofo Aldo dos Santos (Apeosp/PSOL) e Markinhus ( PMMR e EURECA), novamente os participantes foram chamados a falar e intervir nas questões levantadas pelas provocações dos convidados. Após as questões levantadas e problematizadas pelos convidados, teve os encaminhamentos com datas e metas para EURECA chegar forte nas ruas trazendo reflexão a importância da formação política e técnica para atuar na conjuntura visando superar as situações que se encontra a infância e adolescência filh@s da classe trabalhadora.



Marquinhos - Histórico militante do Quilombo dos Meninos e Meninas de Rua em SBCampo e no Brasil.

342 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Parabéns a todos que encaram essa luta, principalmente o professor Aldo santos,que sempre foi e é perseguido porque defende a classe trabalhadora e os menos favorecido e ao meu amigo Leonardo,grande lutador figura ilustre, quando se fala dos direitos das crianças e adolescentes.

Like

naoperes
naoperes
Jan 13

Parabéns aos meninos/as e organizadores/as do Eureca, que apesar de tantas adversidades, mantém-se firmes neste histórico bloco carnavalesco, que é antes de tudo, de formação de consciência de classes!!!

Like
bottom of page