Eu li o livro "Rumo à Estação Catanduva..."

Atualizado: 20 de jul.




Ivo Lima dos Santos***



Eu li o livro de Aldo Santos Estação Catanduva.

É uma leitura edificante, pois fala de uma vida de luta, desafios, superação, busca de ideais e enfrentamento de uma realidade muito difícil, no palco de uma sociedade brasileira de riquezas, carências e embates de classe, permanente.

No decorrer de sua trajetória, Aldo Santos não quer apenas migalhas para sobreviver, mas o direito de viver com dignidade, justiça, a partir de oportunidades que cava em cada etapa de sua vida.

Por isso, combate bravamente, mas não faz isso sozinho e, sim, coletivamente, porque acredita que a tarefa é de todos.

Sendo assim, usa as armas que tem à sua disposição: o conhecimento, as articulações políticas, o senso crítico, a busca da unidade na diversidade, uma conduta pautada na ética, tudo em defesa do bem comum, no seu campo de atuação - a saúde, a educação, a política e Filosofia.

Daí suas convicções serem voltadas para a construção de uma Sociedade Socialismo que, realmente, possibilite o bem viver de todos.

Nessa viagem na leitura desse livro, eu me identifiquei muito, devido ter, em várias circunstâncias, passado por dificuldades que o autor coloca sobre o como é viver nas garras da carências, do sofrimento e da luta para forjar dias melhores para ele, sua família, mas sem esquecer da importância de incluir os direitos e os interesses que abarca os outros.

Aqui, de maneira implícita diz: "Se os outros também não forem felizes, de que adianta só eu ser?".

Dessa forma, em mais um livro Aldo Santos nos brinda com sua vida partilhada nos momentos fáceis e muito duros de sua caminhada.

Valeu a pena ler este livro e ter o privilégios de aprender tantas coisas importantes para a minha própria vida, entre outras coisas, vida bem vivida é vida partilhada, pois só assim vamos construir juntos um mundo melhor para todos.


Ivo Lima dos Santos

Prof. de Filosofia e Escritor.

São Paulo, julho de 2022.

128 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo