Eleição da nova Diretoria da APROFFESP


A APROFFESP, fundada em 2009, completa doze anos de existência e de luta em defesa da Filosofia, da escola pública, dos educadores/as e da qualidade de ensino. Nossa entidade tem cumprido, mesmo durante a pandemia, sua tarefa de promover o ensino da disciplina em nossas escolas, defender os interesses dos professores de Filosofia e organizar a nossa luta em todo o Estado e no Brasil através da APROFFIB, que foi criada em 2013, seguindo as determinações de nosso I° Encontro Estadual de Professores de Filosofia, realizado em dezembro de 2012.


Antes de mais nada, temos a grande satisfação de informar que acabamos de realizar a eleição da nova Diretoria de nossa entidade, a sexta gestão, para o período de outubro/2021 a outubro/2024. Os membros da mesma, abaixo relacionados, são professores/as de Filosofia, engajados na luta pela escola pública laica e de qualidade, sendo lideranças em diversas regiões da Capital paulistana, Grande São Paulo e do interior.


Mas cabe antes de tudo parabenizar a gestão anterior, cuja Presidenta foi a professora Lúcia Martins Peixoto, de Caieiras, importante lutadora e feminista, que coordenou várias ações e eventos, a maioria “on line”, já que todos sabemos no início de 2020 abateu-se sobre o mundo e sobre o Brasil a terrível pandemia da Covid-19, dificultando nossos encontros e reuniões presenciais. Agradecemos também o Vice-Presidente Anízio Batista de Oliveira que, nos últimos meses, substituiu a companheira Lúcia, que se afastara por questões de saúde.


Salientamos, pois, mesmo com as dificuldades de ação trazidas pela pandemia, que a APROFFESP nunca se afastou da luta, sempre se posicionando por notas e moções nas redes sociais e participando das lutas da categoria que tem enfrentado a sanha voraz do ultraliberal e privatista governador João Dória/PSDB, seus apaniguados na ALESP e seu secretário da educação, Rossieli Soares, os quais estão aproveitando as dificuldades de mobilização dos últimos tempos para atacar nossos direitos, impondo reformas prejudiciais aos servidores/as, como foi o confisco criminoso sobre os proventos dos/as aposentados/as. Estivemos presentes em praticamente todas as manifestações, carreatas e atos promovidos pelo nosso Sindicato, a APEOESP.


Participamos ativamente também do embate prático e teórico contra a imposição de reformas neotecnicistas do chamado “novo ensino médio”, comas escolas PEI – Programa de Escola Integral, NOVOTEC, etc., que aligeiram o currículo formativo, diminuem a carga horária de Filosofia e das Ciências Humanas, impõe “itinerários formativos” e plataformas digitais com conteúdos pré-determinados por equipes de especialistas os quais atropelam a autonomia pedagógica dos educadores, impondo métodos e ritmos autoritários da burocracia tecnicista. Sem falar na destruição da carreira do magistério, com a perda da estabilidade, direitos adquiridos em lutas históricas, avaliações “externas” com critérios duvidosos, etc. Este governo é sem dúvida inimigo da educação pública e dos funcionários públicos em geral!


Lembramos que a APROFFESP realizou nesses anos todos vários eventos presenciais e “on line”, encontros e ações político-pedagógicas, publicação de dezenas de artigos, dois números de nossa revista “Filosofia em Ação” e do livro “A Filosofia toma partido” com as palestras, mesas e fotos de nosso 3° Encontro Estadual de Professores/as de Filosofia realizado na UNINOVE em dezembro de 2016.


Realizamos em 2012, 2014, 2016 e 2018 quatro Encontros Estaduais de Professores/as de Filosofia, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – três na ALESP e um na UNINOVE, com a participação de aproximadamente trezentos e cinquenta professores/as de filosofia em cada um deles; tivemos palestrantes mestres e doutores de universidades públicas e particulares, professores da rede e também estudantes e alunos/as das universidades e da rede. Além disso, realizamos nesses últimos anos dezenas de Plenárias Estaduais e Regionais bimestrais em mais de trinta regiões do Estado. Infelizmente, na gestão do governo João Dória/Rossieli, o abano de ponto, que era concedido nos governos anteriores, tem sido negado aos professores/as, o que dificulta a realização de nossos encontros e reuniões. Fica registrado aqui o nosso protesto a esse boicote do governo que nos impõe suas reformas de cima para baixo, marca do tecnicismo pedagógico, impedindo a participação democrática dos educadores em geral. Não temos voz nem vez, somente os defensores da educação empresarial e privada.


A nova Diretoria da APROFFESP conta com a reflexão, o apoio e a mobilização de todos os professores/as, alunos/as, pais e mães que realmente lutam por uma escola pública de qualidade para todos/as, com respeito aos educadores, e que trabalham por uma sociedade livre da mentira, da opressão e da exploração! Amigos do saber, só a luta conjunta e consciente muda a história! Por isso somos philosophos, amigos/as do saber reflexivo e da luta!


DIRETORIA DA APROFFESP (out/2021 – out/2024)


Presidente: Francisco Paulo Greter

Vice-Presidente: Anízio Batista de Oliveira

Secretária: Vera Helena Alberich

Primeira Secretária: Alvira Soares Reis

Tesoureira: Sônia Maria de Almeida

Primeiro Tesoureiro: Osmar Francisco de Almeida

Diretor Organizativo de Comunicação e Propaganda: Diego de Moraes Marion Milan

Diretor Adjunto: Ederson Rodrigues Cordeiro

Diretora Org. de Políticas Pedagógicas/ Rel. Acadêmicas e Legislação: Selma Leite Galindo da Silva

Diretora Adjunta: Roseli da Silva Fernandes

Diretor Org. de Movimento Sindical e Relações Sociais: Aldo Josias dos Santos

Diretor Adjunto: Miguel Nogueira da Silva

Diretor Org. da Capital e Grande São Paulo: Anilton Oliveira Santos

Diretor Adjunto: Marcos Rubens Ferreira

Diretor Org. do Interior: Ademir Alves de Lima

Diretor Adjunto: Rodrigo Pereira Lira Alexandre



BOLETIM ESPECIAL

Novembro de 2021.

Eleição da nova Diretoria da APROFFESP www.aproffesp.Blogspot.com


86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo