Lançamento do livro:Santo Dias- Diário de um acampamento.

Atualizado: 19 de jul.



Por: Aldo dos Santos****


Dezenove anos depois da ocupação Santo Dias no terreno da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, foi lançado o livro Santo Dias: DIARIO DE UM ACAMPAMENTO, publicado pela editora dialógica, do escritor Aldo Josias dos Santos Junior.





O lançamento contou com a presença de dezenas de pessoas da família, das escolas e do Cursinho Passo a Frente.

Após exposição feita pelo autor, discorrendo sobre os fatos históricos registrados pelo mesmo, teve início a sessão de autógrafo e registro fotográfico do evento.




Foi uma tarde marcante, rememorando uma das maiores ocupações urbanas de nosso país, em pleno início do governo Lula em 2003, sob a ditadura policial de Geraldo Alkmin e da indiferença do Prefeito do Wiliam Dib em sbcampo.


A reintegração de posse foi uma praça de guerra conforme relata o autor, com centenas de policiais estrategicamente posicionados contra os famélicos sem tetos, além de absoluta ausência proposital do poder público, colocando milhares de pessoas abandonas a sua “própria sorte”.




Por último, último, os remanescentes após enfrentarem os desprezo dos padres da igreja matriz, ao ficarem por mais de uma semana na subsede da apeoesp em São Bernardo do Campo, foram acolhidos na sede dos gaviões da fiel, no Bom retiro, até a tomada de outros rumos do ponto de vista habitacional, por parte significativa dos ocupantes.



Lutas, sonhos e rebeldias que seguem!


Aldo Santos para o Abcdaluta.




1-DOS SANTOS JUNIOR, Aldo Josias.

DOS SANTOS JUNIOR, Aldo Josias. Santo Dias-Diário de um acampamento:Dialógica Editora,2022 40p.:21cm


245 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo