top of page

Chega de escravidão na educação!

Atualizado: 22 de fev. de 2023


Valdenir Abel dos Santos***



O grande problema da Educação no Brasil, especificamente em São Paulo é que os professores não se percebem (ainda) que são ESCRAVOS/AS! E é isto o que são! E, em pleno século XXI a escravidão continua existindo, e existe e é imposta abertamente! Só que agora, ela não é uma exclusividade só dos negros! Não, eles foram Libertos!

Agora a escravidão foi transportada para todos que educam, na Educação básica, pois a estes eles têm como controlar-lhes a vida (e ou diminuir-lhes a vida).


Ora, até porque só se escraviza quem se tem o controle, quem é controlado! Pois a classe dominante precisa lhes tirar toda a condição de vida digna, e, pra isso, ter quem lhes metam a chibata, sem dó, para que estes não reajam.


Com isto lhes foi tirado tudo, toda a condição digna de que um ser humano merece! Muitas pessoas diriam, “não é uma escravidão, propriamente dita, mas uma situação análoga à escravidão! MENTIRA! É preciso dizer a verdade, os professores do Ensino Básico são ESCRAVOS! Não tem nenhum tratamento dado digno de um ser humano livre, cidadão! Eu duvido, e aposto com qualquer um, que qualquer um burguês queira trocar de vida conosco! Me apontem um se quer? Sabe porque eles não trocam, pois nossa vida não é vida! Simplesmente porque não existimos, enquanto ser(es)! Somos a sombra, somos o nada, o não ser! Mas, em contraposição a tudo isto, os educadores que estruturam o país, somos nós aqueles que dão cara ao Brasil, somos nós os que tecemos o Brasil, sem os educadores não haveria o tecer o Brasil dos Brasileiro! Mas, fazemos isto na condição de ESCRAVOS! Assim como foi durante todo o Brasil Colonial e o Brasil Império! Que, ao final deste, souberam botar um final a ela! Mas, e nós, os professores educadores deste século XXI, os verdadeiros ESCRAVOS modernos, quando nos libertaremos desta escravidão? Não estamos em situação diferente da Grécia antiga, onde Educação era também a responsabilidade dos ESCRAVOS (PEDAGOGO).

É preciso gritar bem alto: LIBERDADE, LIBERDADE somos seres humanos e queremos e devemos ser tratados com dignidade.

LIBERDADE, LIBERDADE! Queremos o FINAL da ESCRAVIDÃO! Queremos o FIM da ESCRAVATURA na EDUCAÇÃO BÁSICA! E, até conseguirmos isto, TODO GOVERNADOR É NOSSO INIMIGO!!!

Pela Federalização da Educação Básica Brasileira, "ainda que tardia!"

👊🏿✊👊🏿✊👊🏿✊👊🏿✊👊🏿✊👊🏿✊👊🏿✊👊🏿✊👊🏿👊🏿✊👊🏿




Valdenir Abel dos Santos - é professor de Filosofia/História da EE Yolanda Ascênsio em SCSUL - no ABC - SP! É membro da APEOESP - Sindicato dos Professores do Estado SP e Diretor da APROFFIB - Associação de professores e filósofos brasileiros! Foi militante do PSTU, por muito anos, atualmente se encontra sem filiação partidária!





ATENÇÃO: CURTIR, COMPATILHAR E COMENTAR NESTE ESPAÇO PARA CONHECIMENTO DO/A AUTOR/A OU CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA. COMUNICAÇÃO ENGAJADA É TAMBÉM TRIBUNA DE DEBATE E DENÚNCIAS RESPONSÁVEIS.

287 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page