Café com pão, guerra não...!!!


Por: Dr. Joaquim Neto***


A questão ucraniana!!


Somos naturalmente ruins!!


Café com pão, guerra não...!!!



Estamos em pleno século XXI da era Cristã. Imaginava, ingenuamente, quando adolescente: A humanidade "caminha" para uma natural harmonia. Uma civilização "civilizada"!! O tempo, um maior conhecimento, pensava! levariam-nos a uma "pax duradoura"!!


Não!! Éramos, somos e seremos infratores. O gene do egoísmo está em nosso genoma!! Ponto!!


Há desentendimentos intra e inter-famílias, nas igrejas, nos partidos... entre nações/países. Mudam tão somente as circunstâncias!!


As guerras... O que justifica uma guerra que mata milhões de inocentes? Heim? Quase sempre é a economia (produção, distribuição e consumo da riqueza) que determina as disputas que, eventualmente, deságua numa guerra!! Uma guerra, a meu juízo, é algo primitivo, por incrível que pareça!


A "civilizada" Europa neste momento, está sendo assombrada por uma guerra. Eslavos discordando de eslavos que discordam de germânicos (anglo-saxões) e latinos...


A NATO (OTAN) invadindo seu natural espaço geopolítico e urissando, provocando a Rússia (antigo Pacto de Varsóvia). O presidente Putim, fica, por conseguinte, "puto da vida" e reage: "Aqui no meu quintal não..."!! Se a Ucrânia integrar a OTAN, entenderemos, afirma o governo russo, como uma ameaça à nossa soberania, integridade territorial e isso não aceitamos...


Ufa!! "Cristãos romanos" brigando "Cristãos ortodoxos"!! E aqui JESUS CRISTO não passa nem perto, pois se passar, "o bicho pega"!!


Os EUA (o governo atual do democrata Joe Biden) enviam armas e tropas para a fronteira da Ucrânia com a Rússia. Esta realiza manobras militares na fronteira entre os dois países e, inclusive, na Bielorrússia. E nós, mundo a fora, boquiabertos nos perguntando: Será que, desta vez, o mundo vai mesmo acabar? Rússia e EUA são potências detentoras de armas atômicas! Vão utiliza'-las?


A diplomacia entra em campo tentando resolver tudo diplomaticamente. O papa Francisco suplica contenção, mais prosa entre os beligerantes. E aí? Alguém (quem?) dará o "chute" inicial?


Vivemos um mundo totalmente diferente de 1945 quando ocorreu o epílogo da Segunda Guerra Mundial, mas muitas estruturas daquela época (arcaicas, portanto!) continuam vigorando. A composição atual do conselho de segurança da ONU é um exemplo. Fala-se hoje muito em Nova governança mundial e, a meu juízo, tem, deveras, importância. O Brasil, face sua relevância no concerto das nações, tem papel relevante neste debate. Lembrando: haverá eleições presidenciais neste ano de 2022!! Fiquem atentos às propostas dos prováveis candidatos que terão de pensar "urbi et orbi"!!!


Putim (Rússia) esteve com Xi Jimping (República Popular da China), ambos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. Os norte-americanos se articulam com seus aliados europeus, sobretudo a Inglaterra...



O papa Paulo VI, disse na década de 60 do século XX, quando da visita (a primeira de um papa) à sede da ONU - Nova Yorque:


"A preparação para a guerra é um esforço para paz!"


Oxalá!! Tomara! Que estas manobras militares sejam tão somente um esforço para que ambos os beligerantes cedam, negociem respeitosamente, civilizadamente!!



Quem mais perdem, afinal, com estas guerras são os trabalhadores e as trabalhadoras, pois o barril do petróleo sobe, levando junto, o preço do feijão, do arroz e do pãozinho nosso de cada dia!!


Cá pra nós, convenhamos, somos mesmo naturalmente ruins!! Credo!!


Eu queria ser "civilizado" como os irracionais animais...


O minha irmã vaca, o meu irmão boi, o equinos, os caninos nunca atacam, apenas se defendem, se atacados forem...


É isso!!



Joaquim Netto - Filósofo, Advogado e Médico.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LETRAS