top of page
Foto do escritorAldo Santos

Breve reflexão acerca das eleições/2024 dos EUA!!


Joaquim de Gino Netto***





Empoderamento político!!



Empowerment!!



Donald Trump retorna ao poder com mais poder!!



Amanheceu o dia 05 de novembro de 2024, anoiteceu, amanheceu o dia 06 de novembro de 2024 e aconteceu:


Donald Trump retorna à "White House" com mais (muito mais!) poder!!


Segundo às regras eleitorais centenárias dos EUA, Donald Trump, do Partido Republicano, derrotou a Kamala Harris , do Partido Democrata!


Donald Trump, um republicano nada republicano!! Nunca foi um republicano clássico!! Eleito após conclamar apoiadores a invasão do Capitólio em Washington. Único presidente dos EUA eleito após condenações criminais que, aliás, ele usou (por incrível que pareça!) a seu favor na campanha eleitoral!!


O' my God!! Onde estás que não respondes? (Castro Alves)!! Indagarão alguns democratas mundo afora!!


Não!! Não!! O além nada tem a ver com este aquém!! Eleição é coisa do gênero "Homo" e da espécie "sapiens"!!


Ora, por acaso, o Donald Trump não fora eleito democraticamente?!?


Todavia, sim...


É necessária e pertinente, a meu modesto juízo, uma acurada avaliação acerca dos resultados desta eleição!!


Deveras, não há, comumente, significativas diferenças entre Democratas (Partido Democrata) e Republicanos (Partido Republicano) nos EUA.


"Whats is happening right now in the world?"


Será que esta ascensão da extrema direita mundial de forma democrática é consequência deste momento de transição caracterizado com mudanças céleres e profundas nos meios de produção dos bens materiais. Será? Será que as mudanças profundas na infra-estrutura estão trazendo, por enquanto, incertezas, insegurança e, por conseguinte, afetando a superestrutura? E esta situação afeta todo o mundo, no mundo todo, inclusive e sobretudo, os estadunidenses!! Onde foi parar o tão badalado sonho americano?!? A situação econômica foi o fator decisivo para esta inclinação à direita do eleitor, da eleitora estadunidenses?!?


Ui!! A República Popular da China está rondando o imaginário dos cidadãos e cidadãs dos EUA? Será que a vaca está deveras indo pro brejo com corda e tudo? Será que a eleição deste fascista Donald Trump não é reflexo deste desespero, falta de um belo horizonte a médio prazo? Esta eleição deste fascista reflete uma certa frustração do eleitor, da eleitora norte-americana com o Partido Democrata?!?


Cabem ao Partido Democrata e aos democratas de maneira geral dos EUA e do mundo todo fazerem a "mea culpa"!!


Os setores democráticos-populares de todo mundo estão, a meu juízo, ainda sem um diagnóstico deste momento e sem diagnóstico fica muito difícil fazer o enfrentamento, o prognóstico!!


É...


Lideranças importantes do partido democrata, como os ex-presidentes(Jimmy Carter, Bill Clinton, Barack Obama) não foram derrotados eleitoralmente, mas, sobretudo, politicamente!!


Perdem com a derrota de Kamala Harris a Europa Ocidental, a OTAN, Zelenski. Perdem os BRICS, mas Wladimir Putin, pessoalmente, fatura!! Ganham os sionistas, perdem os árabes, sobretudo, os palestinos!! Perde o desenvolvimento sustentado!! Perde a ciência!!


Perdem os democratas latino-americanos...


Deveras, este mundo balança, enverga, mas não quebra. Haverá resistência!! Resistência democrática, claro!!


Nestes momentos de crises estruturais, onde os terrestres não vêem, não vislumbram um futuro melhor, imperam a irracionalidade, a emotividade!!


O lado bom desta situação:


Esta realidade desafia estimula à reação, creio, a todos e todas democratas do mundo!!


A instabilidade continuará sendo a tônica "sine die"!!


Não deixa de causar uma certa preocupação esta realidade, sobretudo num momento que a ONU (instituída no final dos anos 40 do século XX) não tem mais autoridade política para gerir, administrar os conflitos!!


O modo Trump de governar, ao mundo todo, por razões óbvias, impactará!! Não é uma vitória republicana qualquer como tantas outras outrora nos EUA. Não!! Repercutirá na economia e na política interna e externa!! Dada às incertezas o dólar aqui no Brasil, hoje mesmo, já está lá na estratosfera!!


Aguardemo-nos atentamente como agirão importantes "players" mundiais neste momento: República Popular da China de Xi Jinping, França de Emanuel Macron, Alemanha de Olaf Scholz, México de Cláudia Sheinbaum, Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva, Colômbia de Gustavo Petro, Argentina de Javier Milei, Israel de Benjamim Netanyahu, Irã do líder xiita Ali Khameney...


O povo dos EUA elegeu livremente Donald Trump. Aos democratas cabem respeito à democracia!! Só nesta a diversidade manifesta e ninguém contesta!!


Recebi com tranquilidade a vitória do republicano Donald Trump, embora torcendo para a democrata, Kamala Harris. Observando a realidade dos EUA hoje, um governo frágil de Joe Biden, a possibilidade de vitória de Donald Trump era real. Uma certa desordem na política, como na natureza, faz parte da ordem normal, natural!!


Não sou daqueles catastrofistas. Nunca tive um olhar apocalíptico!! A política é

é algo nobre, nobérrimo. Alguém tem de organizar ou desorganizar a polis!! A partir de 2025 esta nobérrima tarefa caberá ao Partido Republicano, na pessoa do presidente Donald Trump. Oxalá não tenhamos surpresas desagradáveis!! Oxalá!! Tomara!!




Joaquim de Gino Netto - Médico, Advogado, Filósofo e Escritor.

163 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Não existe diferença significativa entre Biden e Trump. Não podemos esquecer o número de assassinatos cometidos por biden. Oxalá que o fascista Trump acabe com a guerra na Ucrânia, essa sim tem o potencial da 3.a guerra mundial. O império já tem a política fascista nas suas entranhas. A diferença com o Trump está muito mais na sua retórica. O Trump continuará apoiando o Netanyahu assim como biden. O biden está por trás do golpe de 2016. O grande problema mesmo está na esquerda daqui ter apoiado a kamala, isso denota a fuga da luta de classes com rumo a políticas liberais identitárias

Like

naoperes
naoperes
Nov 08

E o mundo capota, meu caro Dr Joaquim Neto! Aqui como lá, não encontramos respostas. Vitórias nas urnas de seres bizarros como Trump lá, Bolsonaro aqui (2018), Milei na Argentina... só uma análise histórica daqui algumas décadas irá explicar essa tal "democracia". Não estaremos mais aqui, com certeza, não...

Like
bottom of page