top of page

AVANÇAR A LUTA E INDEPENDÊNCIA DE CLASSE!

Atualizado: 21 de ago. de 2023


ENFRENTE! ***


O ENCONTRO REGIONAL PARA O CONGRESSO DA APEOESP

AVANÇA A LUTA E INDEPENDÊNCIA DE CLASSE.


Estivemos hoje reunidos no encontro regional para o XVII Congresso da Apeoesp, no Sindserv de São Bernardo do Campo, discutindo os rumos que o a categoria e o sindicato devem tomar na luta daqui em diante. Questões de ordem ideológica e prática foram levantadas e debatidas entre os presentes, representando as forças que compõem as três chapas da atual executiva municipal. O bloco das teses 1 e 19, defendidas pelas correntes do Fórum de Oposições, Enfrente! e TLS/MES, e a articulação de Esquerda do PT, levou mais de 84% dos votos num total de 92 votantes presentes, um saldo incontestavelmente positivo, se considerarmos a campanha difamatória levantadas pelas outras forças contra nós.



Se por um lado vimos a necessidade de nos unirmos ao campo majoritário nestas eleições, compreendendo que, para enfrentar o fascismo e o neoliberalismo devemos fortalecer a nossas unidade e capacidade de enfrentar os ataques contra a educação, por outro levantamos a necessidade de não no confundirmos com este campo, e em função de tal optamos por defender uma tese própria do Fórum de Oposições. Devemos destacar que a Enfrente! demostrou uma grande capacidade no trabalho de base para este encontro, de tal forma que nossa participação no pleito, assim como as demais organizações, foi necessária e decisiva para o resultado final, o qual fomos responsáveis por um número significativo dos votos!



As diferenças de fato se tornam agudas em momentos onde há dificuldades em conquistar militantes para as fileiras das lutas cotidianas, quando há um influxo do ímpeto popular para fazer o enfrentamento nas ruas e na luta sindical, e nessas horas é necessária a firmeza ideológica e pensar uma práxis adequada para a superação dos problemas cotidianos. É neste sentido que nós, a contragosto de muitos mesmo entre as oposições das quais fazemos parte, estamos convictos quanto à manutenção de nossa independência organizativa em relação ao governo, que a despeito de termos defendido correta e vigorosamente sua eleição para derrotar o bolsonarismo, vem se mostrando pouquíssimo inclinado a atender algumas das demandas dos professores e da educação que defendemos, como revogar este Novo Ensino Médio e rever todo o plano de modificações na carreira e ambiente de trabalho, que apenas serviram para castigar ainda mais os professores.


Em vias disso, entendemos como necessário iniciar campanha pelo fora Camilo Santana, atual Ministro da Educação, que em muitos sentidos vem representando os interesses das classes dominantes ao permitir que estas catástrofes, que foram introduzidas a partir de Temer, se perpetuem e se tornem a norma dentro do universo educacional. A compreensão da qual compartilhamos, de que o governo Lula deve ser apoiado e defendido dos ataques que a extrema direita a nível nacional e internacional, não nos desautoriza a criticá-lo quando acharmos necessário, e partilhamos da compreensão de que esta política educacional que está em andamento deve cair imediatamente e que a Apeoesp deve se lançar a fazer uma luta consequente e desatrelada dos acordos político-partidários palacianos.



Somente assim poderemos inclusive enfrentar devidamente os retrocessos impostos pela gestão nefasta de Tarcísio e Feder e avançar para uma sociedade justa e livre da opressão e exploração Capitalista.






Enfrente!


Corrente política Sindical e do Psol.

256 visualizações1 comentário

1 comentario


naoperes
naoperes
21 ago 2023

Parabéns companheiro de luta! Perfeita a análise e muito bem merecida a grande participação dos professores! Resultado do excelente trabalho de base!!!

Me gusta
bottom of page