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As semelhanças entre os Apartheids na África do Sul e Palestina

Atualizado: 4 de jul. de 2023


Heba ayyad***


Sempre fico tentada a comparar o que aconteceu com os indígenas sul-africanos nas mãos da minoria branca, que legalizou formalmente o regime do apartheid de 1948 até o colapso desse odioso regime em 1994. O mesmo que está acontecendo, atualmente, na Palestina ocupada em termos de um sistema que aprendeu com a África do Sul racista e a superou dezenas de vezes.

Fiquei fascinada com a luta do povo da África do Sul e participei de manifestações contra a missão daquele país em Nova York durante meus anos de escola em meados dos anos 70, quando a Universidade de Nova York, onde estudei, era um foco ativo para a luta contra o apartheid, além das universidades de Columbia, Hunter College e City University of New York, devido à presença de um número significativo de estudantes de ascendência africana, minorias étnicas e esquerdistas. Seguiu-se a década de 1980, quando a participação da África do Sul na Assembleia Geral foi congelada e o movimento de solidariedade global se espalhou, chamado de "Movimento de Boicote, Desinvestimento e Sanções" (BDS), que mudou a equação depois que empresas e depois estados começaram a se juntar a ele. A Grã-Bretanha de “Thatcher” e os Estados Unidos de “Reagan” permaneceram ao seu lado ao não se juntarem ao movimento até o final de seus dias em 1988, quando o regime do apartheid começou, finalmente, a cambalear e entrar em colapso, após a queda do primeiro-ministro Beck Botha e o advento de Frederick de Klerk, que experimentou o colapso total do sistema em 1994 e ganhou o Prêmio Nobel igualmente com ele.

A mesma experiência (BDS) foi literalmente transmitida pelos palestinos, mas enfrenta forte oposição de países ocidentais hipócritas, indiferentes às calamidades vistas por todos ocorridas por lá.

Em vez disso, o movimento é acusado de ser anti-semita e leis foram promulgadas para proibi-lo em país como a Alemanha e em 26 estados dos EUA.

Este é um reconhecimento implícito da eficácia desta arma pacífica e legal, que começou a penetrar nas empresas, municípios e muitas universidades.

Em 2001, para participar da conferência contra o racismo e discriminação racial em Durban, voltei ao país em 2002 para participar da conferência de desenvolvimento sustentável em Joanesburgo. Todo acompanhamento foi uma oportunidade para aprender e presenciar o sistema do apartheid, in loco.

É verdade que o regime do apartheid fechou oficialmente a sua cortina, mas ainda existia.

As favelas, os cantões e os cinturões de pobreza ainda estão espalhados pelo país, e as áreas dos brancos ricos ainda existem, logicamente sem a entrada de negros, e as lojas de joias preciosas, principalmente diamantes, só saem de lá nas mãos de seus donos brancos, ou ancestrais dos exploradores.

É verdade que os empregos públicos se tornaram principalmente para negros, mas a economia é quase exclusivamente propriedade de brancos.

Praias, mercados, parques públicos e locais públicos veem claramente a integração a eles, embora existam placas antigas em algumas praias dizendo “somente para brancos” que foram deixadas como uma espécie de memória. Uma importante atração turística visitada por milhões de visitantes. O passado não se apagou e continua vivo, de várias formas.

Nelson Mandela percebeu com sua profunda prudência que qualquer ameaça à minoria branca significa o colapso da economia do país, a migração de capitais, a fuga de conhecimentos e competências científicas, econômicas e técnicas, o que significa simplesmente o colapso do país e sua transformação em um estado falido à maneira de Mugabe no Zimbábue, que se apoderou da propriedade da minoria branca e levou o país ao maior desastre econômico do continente africano.

Mandela foi capaz de colocar a África do Sul no caminho certo para a construção de um estado unificado que é governado pela tolerância em vez de vingança, perdão em vez de esquecimento e amor em vez de ódio e vingança.

Mas, como qualquer país que passou da fase de libertação nacional para a fase de construção de um Estado moderno com sistema democrático, enfrentou muitos obstáculos e desafios.

Quando a revolução sul-africana venceu, aquele país ficou e ainda está com a Palestina, entende de suas dores e aflições.

A entidade sionista combinou desigualdade em seu regime de todos os lados, apartheid, cerco, ocupação, limpeza étnica, massacres e assaltos sem parar.

A diferença é que eles querem a terra sem habitantes, e não são uma minoria como os brancos na África do Sul depois de terem deslocado à força três quartos do povo palestino, e para implementar seu projeto baseado apenas em um estado judeu , praticam não apenas o apartheid, mas todos os tipos de violações que vêm à mente.

A Faixa de Gaza está sujeita a um bloqueio abrangente por terra, ar e mar, e na Cisjordânia, Israel pratica ocupação direta, cerco, apartheid, punição coletiva e uso de força excessiva, em igrejas, mesquitas, cemitérios e funerais.

Quanto ao interior da Palestina histórica, a face mais horrível é o apartheid e as práticas racistas, incluindo impedir que palestinos residam em áreas judaicas, discriminação no tratamento e empregos públicos, licenças de construção, lidar com crime, drogas, linguagem e até mesmo a negação da existência, o que significa definir o Estado como judeu e não permitir o direito à autodeterminação do mar ao rio, permitido somente aos judeus. Existe racismo mais fascista do que esta lei aprovada pelo Knesset? Israel não pode mais esconder a natureza do regime de apartheid que segue, latente ao mundo, que finge nada ver.

Cinco relatórios importantes foram emitidos documentando o regime do apartheid, começando com o relatório da Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia Ocidental (ESCWA), que foi emitido em 2017 e, sob pressão, o secretário-geral Antonio Guterres o desautorizou, forçando Rima Khalaf a renunciar à presidência da ESCWA, passando pelos relatórios da Anistia Internacional Acesso a um relatório de Francesca Albanese, Relatora de Direitos Humanos para o Território Palestino Ocupado.

No entanto, a comunidade internacional, que permaneceu quase unida na oposição ao apartheid na África do Sul, ainda hesita em descrever Israel como perseguidor de um regime de apartheid, e todas as autoridades internacionais evitam mencionar esse termo por medo de reação, entre os dois regimes na África do Sul e a entidade sionista.

A relação oficial entre a África do Sul e a entidade sionista começou antes mesmo da declaração de criação da entidade, pois o Partido Nacional queria cortejar a comunidade judaica (branca), cujas raízes remontam aos países do Leste Europeu, juntamente com o partido de apoiá-lo nas eleições de 26 de maio de 1948.

O número de judeus foi de cerca de 200.000, muitos dos quais têm articulações importantes nas indústrias locais, comércio e agricultura. Após as eleições, nas quais o Partido Nacional venceu, a comunidade judaica comemorou a vitória. O novo primeiro-ministro, Jan Smits, foi o sétimo primeiro-ministro a reconhecer Israel.

Após sua renúncia, foi sucedido por Daniel Franço Malan, que exagerou no estreitamento das relações da África do Sul com Israel, e foi o primeiro líder dos países da Commonwealth britânica a fazer uma visita amistosa à entidade.

Também permitiu que ONGs judaicas transferissem grandes somas de dinheiro isentas de impostos para Israel. Os sucessivos governos sul-africanos continuaram no mesmo caminho até o fim do regime. As relações eram fortes e estratégicas entre os dois regimes em todos os campos, incluindo pesquisa e testes nucleares.

O sionista Percy Yotar, promotor público no julgamento de Nelson Mandela em 1960, destacou-se e foi recompensado por seus serviços, nomeando o presidente da Suprema Corte com o posto de ministro da Justiça.

As relações continuaram a se expandir e divergir, especialmente na década de 1970, depois que um grande número de países africanos rompeu suas relações com Israel, devido às suas relações íntimas com o regime do apartheid na África do Sul. Israel é o único que não cumpriu as sanções impostas pelas Nações Unidas até o colapso total do regime do apartheid em 1994.

A diferença entre os dois sistemas é que a maioria das pessoas na África do Sul era negra, então a minoria não poderia continuar no sistema de controle, discriminação e marginalização.

Os países do anel ao redor da África do Sul não apunhalaram a revolução popular pelas costas, como os árabes fizeram com a Palestina. Quanto à terceira razão, é que a liderança na África do Sul não tolerou ou “passou pano” sobre o regime do apartheid. Fascistas, não passaram e nem passarão!

De Klerk ofereceu a Mandela libertá-lo da prisão em troca de uma declaração oficial de fim da luta armada, dizendo-lhe: “Queres que comprometa a liberdade do meu povo com a minha liberdade pessoal? Quando determinarmos o dia das eleições gerais com o direito de todas pessoas votarem e cada voto ter o mesmo peso, mesmo valor... Nesse dia, anunciarei o fim da revolução armada.

E assim foi, então podemos aprender alguma coisa dessa grande revolução, com a qual a Organização de Libertação e muitas facções palestinas se posicionaram antes da independência, e quando a revolução sul-africana triunfou, aquele país ficou e ainda está com a Palestina.

Mandela disse a famosa frase: “Sabemos muito bem que nossa liberdade permanece incompleta sem a liberdade dos palestinos frente ao apartheid israelense”



@Heba ayyad. @هبه عياد

Jornalista e escritora e poeta Palestina e brasileira internacional ...

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