top of page

Antiga Senzala em São Bernardo do Campo?


Aldo dos Santos***


No mês da consciência negra, em novembro de 2022, discutimos a necessidade de localizarmos lugares ou vestígios onde trabalharam os escravos em São Bernardo e região. Nesta época ficamos sabendo de uma Casa de Pedra localizada ao final da Rua Dom Pedro de Alcântara, Vila São Pedro, uma das principais vias da referida Vila em São Bernardo do Campo. O endereço fica na citada rua, atrás do número 997, no pé do morro. Conversamos com alguns vizinhos que não sabiam da história, porém, sabiam da existência da casa de pedra, que segundo eles era impossível adentrar a mesma, por conta da sujeira, do mato que tomou conta e disseram que está praticamente inacessível. Disseram que ouviram falar que era um local dos índios e somente a antiga moradora da região, Professora Sandra Gomes de Oliveira, militante do movimento negro que nasceu próximo ao local, há 45 anos, afirmou que ficou sabendo dessa história através das redes sociais. Ela disse que conhece a região como a palma da mão. Conheceu a casa de Pedra por dentro, a mina de água, a pequena lagoa que existia e por isso, despertou interesse em conhecer essa história que pretende dar continuidade sobre a veracidade ou não dos relatos. Aliás, ela conhece a região antes da ocupação da atual Vila São Pedro.

Caso você conheça alguma coisa sobre este relato histórico, entre em contato com o movimento Negro da Cidade, com a Professora Sandra, com Professor Aldo dos Santos ou com o sindicato dos professores em São Bernardo do Campo (apeoesp).

Conhecer o passado, a nossa ancestralidade e as nossas raízes é reafirmar o presente em busca de um futuro melhor, mais humano e livre de todas as formas de opressão.


São Bernardo do Campo, 22/01/2023.

Aldo dos Santos - Militante do Movimento Negro

465 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page