top of page

Almirante Negro, um breve relato histórico!!




Joaquim de Gino Netto***


João Cândido Felisberto era o nome da dignidade!! Era o nome dele: ALMIRANTE NEGRO!!

Das três Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) foi e ainda é a Marinha a mais elitizada!!!

A caçula das Forças Armadas, a Aeronáutica, não fica atrás deste supracitado quesito.

O Exército tem uma aparência de mais "povão ", menos elitizado. Somente aparência!! A gente tem esta sensação vendo a base do Exército: cabos, soldados e sargentos. Os oficiais (de tenente a general) são oriundos da elite militar brasileira!! Quer prova? Vá lá na AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras - estabelecida na cidade de Resende - RJ.

O Brasil passou recentemente por um governo oriundo das hostes militares. O presidente da República. , um ex-capitão e o vice um general.

Teve um ajudante-de- ordem, o Tenente-Coronel, Mauro Cid. De quem esse é filho? Do General Mauro César Lourena Cid!! Pronto!!

Quer saber mais? Certifique-se a ascendência dos ex-presidentes: Humberto Alencar Castelo Branco, Emílio Garrastazu Medici, Arthur da Costa e Silva, Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo...

O Exército Brasileiro desde a incipiência da República, no ocaso do século XIX, se envolveu no ápice do Poder Político Nacional!! Qualquer análise historiográfica do Brasil para ser fidedigna não pode desprezar este aspecto.

Getúlio Vargas permaneceu por um bom tempo na Presidência da República. Há vários aspectos conjunturais e estruturais que escora este fato histórico, dentre estes o apoio de eminentes figuras do Exército Brasileiros. Não se esqueçam inclusive do Benjamim Vargas, militar e irmão de Getúlio Vargas. Sem falar de Cordeiro de Farias!! E aqui faço uma importante observação: O capitão Luiz Carlos Prestes foi exceção a esta "tenentista" , ao governo Vargas, adesão.

Querem mais?

Quem foi o presidente Eurico Gaspar Dutra?

Que importante papel teve o Marechal Henrique Teixeira Lott para garantir a posse de Juscelino Kubitscheck!!

Veio a Revolução de 1964, o papel do General Gouberi de Couto e Silva, do general Orlando Geisel...

O Almirante Negro, gaúcho, cantado por Elis Regina, imagina! merece, dos democratas, a meu juízo, reverência sim!! Com a sua rebeldia expôs as mazelas que ocorriam nos navios em alto mar!!

Ufa!!

Só recentemente o STF dirimiu a interpretação acerca do artigo 142 da Constituição Federal. Parcelas significativas das Forças Armadas julgavam-se Poder Moderador, uma espécie de quarto poder da República!! Ainda bem!

De maneira que é neste contexto mais geral que incluo o episódio que ficou conhecido na História Brasileira como: A Revolta da Chibata. Nesta, a liderança foi dele, o Almirante Negro: João Cândido Felisberto.

É isto!!

Joaquim de Gino Netto - Médico, Advogado e Filósofo.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page