A terra é azul!!



Por:Joaquim Netto.


Iuri Gagarin, cosmonauta soviético, primeiro ser humano a viajar pelo espaço , ainda em 1961 do século XX, afirmou, em uma destas suas viagens espaciais: "A Terra é azul".

Lembrei agora de uma letra de música de Tim Maia: "...Azul da cor do mar..."!!

Tem, pois, o "planeta vermelho" (marte) e o planeta azul (terra) todos girando em torno de uma estrela (sol - heliocentrismo). Ponto.

Muito bem, o estímulo à esta reflexão veio por conta da falta de O2 medicinal nos hospitais públicos de Manaus.

O oxigênio é um gás indispensável à vida. É comburente essencial para a "combustão " que ocorre em cada uma de nossas células. Sem essa "combustão " não há energia e sem energia não há vida.

Nos hospitais, oxigênio é, simplesmente indispensável, essencial. Oxigênio salva vida (oxigenoterapia)!

A maior parte do O2 atmosférico (O ar é uma mistura gasosa) vem da fotossíntese (síntese de compostos orgânicos mais complexos a partir de H20 + Co2, produzindo C6H12O6 + O2. É esta uma reação química: fotossíntese que é realizada pelas plantas clorofiladas. O O2 medicinal é retirado (separado de outros gases do ar) por meio de um complexo sistema de separação de impurezas e filtração fracionada.

Disse tudo isso para dizer, reafirmar que há uma abundante oferta de O2 na natureza. Lembrando que molécula de água é composta de 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio (H20). Pois bem, mesmo assim, muitos morreram, em pleno século XXI, por falta de oxigênio medicinal em hospitais públicos de Manaus, neste início de 2021. Como? Alguém poderia perguntar? Faltou oxigênio medicinal. Falha de quem? Da floresta amazônica? Não! Do ar atmosférico? Não! Falharam todos os gestores públicos de saúde. Todos!! O governador do estado do Amazonas, o prefeito de Manaus, o ministro da saúde, general Eduardo Pazuello e claro! o atual presidente da República. Pena!! Pena dos pacientes e das famílias de Manaus que viveram nos últimos dias o caos na saúde pública por falta de cilindros de oxigênio! Se eu contar isso para um marciano, não vai acreditar!!

Quer saber, testar, a importância do O2 na vida nossa de cada dia? Quer? Fique cinco minutinhos sem respirar!! Fique!!

Quanta irresponsabilidade, meu Deus! Quanto descaso com a vida dos mais pobres deste país!! Nunca ouvi dizer que faltou oxigênio no hospital sírio-libanês e hospital Albert Einsthein - hospitais de São Paulo - para onde vão todos estes políticos, gestores da saúde pública brasileira. Machuca a gente, como cidadão, ver compatriotas nossos morrendo por falta de oxigênio!! Machuca e muito. Estou destroçado!! Não vou negar!!



Joaquim Netto - um cidadão militante das causas populares!!

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Estou parcialmente vacinado.

Acordei por volta das 5 horas da manhã, com ansiedade e torcendo para que o horário agendado chegasse logo. Liguei para minha filha, Maria Irene, e ela disse para sairmos por volta das 10 horas, rumo