A DIFERENÇA ENTRE HOMENS/MULHERES E OS VERMES


Por: Chico Gretter.



A DIFERENÇA ENTRE HOMENS/MULHERES E OS VERMES: O filósofo francês Jean-Paul Sartre tem um pensamento interessante. Ele escreveu: "A questão não está naquilo que a vida faz de nós, mas em saber o que fazer com o que a vida faz de nós!" Não dominamos o curso da Natureza e da História, mas o nosso presente e futuro dependem da postura diante dele e tal postura depende se assumimos ou não a nossa liberdade de forma responsável.


Os cínicos e os fracos fogem da luta ou culpam o destino, os deuses e os demônios. Os responsáveis e fortes enfrentam a batalha, tomam decisões e superam os obstáculos, as crises, as tempestades. Assumir o risco da liberdade é aquilo que distingue os/as homens/mulheres que fazem a História dos que apenas a sofrem ou fogem da luta.


Desejo força e ânimo para todos/as! E lembremo-nos do que o escritor Albert Camus nos recomendou em seu romance "A Peste": "Sejamos solidários em nossa miséria". Essa é justamente nossa grande riqueza.


Paz! Bom dia! Carpem die!


São Paulo, 13/12/2020.


Chico Gretter - Diretor da APROFFESP - no 52° aniversário do fatídico AI-5/1968 da ditadura militar. "Hasta la victória siempre"!

18 visualizações0 comentário