top of page

2ª Caminhada pela liberdade e igualdade Negra!


Aldo dos Santos***


Uma segunda feira em meio a anúncios de chuvas e tempestades, mesmo assim a Praça Santa Filomena ficou tomada de movimentos e lutadores sociais.

Foi mais uma importante movimentação da militância negra na Região do Grande ABCDMRR, com a realização da Segunda marcha contra as práticas racistas do poder político da Cidade, denunciando todas as formas de opressão à vida, gerada pelo Racismo Estrutural capitalista, num contexto de profunda dor contra o massacre ao povo pobre da Palestina pelo poderio bélico de Israel, capachos do Imperialismo Americano.


Falas políticas variadas na Praça Santa Filomena, seguida de caminhada até o Quilombo dos Meninos e Meninas de Rua que resiste às investidas de reintegração de posse, pelo poder executivo, com apoio do legislativo e do judiciário em SBCampo.

Tinha lideranças da capital das cidades da região e históricos lutadores/as da causa antirracista.


Em 1989, no meu primeiro mandato de Vereador, apresentei propositura aprovada pela Câmara municipal obrigando oficialmente o município a apresentar anualmente calendário de programação do Mês da consciência Negra na cidade, depois, em 1991, apresentamos o projeto de lei pelo Feriado municipal na cidade, além do projeto Capoeira nas Escolas, que foi rejeitado pelos vereadores .


Depois, com apoio da Apeoesp de São Bernardo, começamos a instituir o Mês da consciência negra na cidade e agora a pauta da Consciência Negra se fez presente cotidianamente nos embates com o prefeito municipal Orlando Morando, obrigando-o a apresentar projetos e narrativas “antirracistas” que pouco dialogam com os moradores da cidade.


A luta antirracista em São Bernardo é um bom exemplo a ser seguido em outros municípios, nos Estado e pelo Brasil.


Neste ano, estamos concomitantemente avançando na proposta do Ferido Nacional no dia 20 de Novembro, visto que até mesmo o Estado de São Paulo avançou na luta pelo feriado estadual a partir deste ano, após forte pressão em apoio ao projeto do Deputado Estadual, Teonílio Monteiro da Costa, conhecido como "Barba", do PT e sancionado a contra gosto pelo governador do Estado.


Nossa luta não pode parar, uma vez que no capitalismo não temos liberdade e muito menos igualdade.

Como diz o poeta: “Na luta de classes, todas as armas são

boas: pedras, noite e poemas.” (Paulo Leminski)





Aldo dos Santos – Ex-vereador em SBC, Militante da Apeoesp, da Filosofia e do Psol.


509 visualizações1 comentário

1 Comment


naoperes
naoperes
Nov 21, 2023

As manifestações de hoje, no dia da Consciência Negra, mostraram a cor da alegria de um povo que não se cala! Em São Bernardo os/as camaradas fizeram o prefeito fascista a ouvir a voz das ruas, cantando ou falando mostrou a força da resistência!!! Fascistas/nazistas não passarão!!


Like
bottom of page